quarta-feira, 14 de maio de 2008

Morre o grande Wander Taffo



Hoje, tristemente, faleceu em São Paulo um ícone da guitarra nacional, Wander Taffo. Boa repercussão na Folha, com declaração do Lobão, Ivan Busic e Ricardo Feltrin.

Ele foi ótimo guitarrista, dono de uma precisa técnica de mão direita, de palhetada alternada. Empreendedor, fundou o primeiro IG&T - Instituto de Guitarra e Tecnologia - nos anos 80, que fechou pouco tempo depois. No final dos anos 90, abriu novamente o IG&T, com apoio de empresários e grandes marcas de instrumentos musicais. Foi um sucesso e gerou a abertura de outros "institutos", que se tornaram a EM&T - Escola de Música e Tecnologia, situada numa grande estrutura ao lado da estação de metrô Conceição.

Wander sempre valorizou e incentivou o estudo da música. Fiz por um tempo o IG&T e ele sempre estava por lá, conversando com professores e alunos. Certa vez o parei no saguão e fiz uma pergunta sobre amplificador; simpático e receptivo, me convidou para um café e respondeu com paciência à minha dúvida.

Wander se vai, mas não só deixa sua marca música, como também uma gigantesca herança no ensino e divulgação de música: a EM&T, que vale, aos amantes da música, ao menos uma visita.

Valeu, Wander!

Aqui, uma de suas principais canções: "Código Morse", em homenagem ao Steve Morse, um prato cheio para guitarristas que queiram treinar palhetada alternada:


Nenhum comentário:

Postar um comentário