quarta-feira, 28 de maio de 2008

Bom prog rock: Sieges Even

Tenho ouvido com frequência uma banda muito boa: Sieges Even. Esse quarteto alemão faz um prog rock clássico, com instrumental bem feito, belas vocalizações e grandes melodias, às vezes até se aproximando do pop; suas músicas são longas, têm passagens instrumentais, mas sem se perderem em solos ou virtuosismos excessivos. Pra não fugir do hábito de boa parte do prog, elas têm uns momentos bregas, mas nada que comprometa.

O grupo começou em 1986 e a partir de 1993 mudou de integrantes e parou por uns anos até voltar com a formação original em 2005, com um disco que gosto muito, The Art Of Navigating By The Stars. No passado lançaram o disco que tenho ouvido ultimamente, Paramount. Há algumas músicas para ouvir no myspace da banda.

Em 1999, três dos integrantes do Sieges Even formaram o Looking Glass Self, e gravaram algumas demos com André Matos, ex-Angra, ex-Shaman e agora em carreira solo. Tenho essas músicas e acho ótimas. André saiu e foi formado o Val'paraiso, com outro vocalista. Mas não deu certo e eles voltaram com o Sieges Even. No disco The Art Of Navigating By The Stars, já citado, duas músicas foram aproveitadas dessa época, mas com significativas alterações: "Stigmata" (da época do Looking Glass Self) e "The Lonely Views of Condors" (da época do Val'Paraiso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário