quarta-feira, 26 de março de 2008

Sony BMG pode lançar serviço pago por todo seu catálogo

A Sony BMG estuda lançar um serviço paga mensalmente que permitiria ao consumidor ter acesso ilimitado ao seu catálogo.

Esse é um tipo de coisa que eu assinaria, acho uma ótima idéia. É claro que tem problemas como, por exemplo, ter que assinar independentemente cada gravadora ou selo com artistas que gostamos; pagamos por artistas que não queremos e, do lado dos autores, possíves problemas de distribuição de direitos, entre outros.

Mas o excesso de oferta da pirataria só pode ser enfrentado com grande oferta oficial a preços baixos. Eu não gostaria de ter milhares de músicas perdidas no HD ou em mídias que em poucos anos saem do mercado. Prefiro ter uma grande variedade na própria Internet, com acesso fácil.

Um serviço como esse também acaba com incongruências como as do Sonora, do Terra: para acessá-lo você deve, obrigatoriamente ser assintante Terra. Um absurdo. Mais: você deve pagar R$ 14,90, leva todo o conteúdo do portal (notícias, fotos, pode ouvir todo o catálogo de músicas, etc), mas se quiser baixar uma música tem que pagar uns R$ 2,00. Problemático, não? R$ 14,90 por TODO o conteúdo x R$ 2,00 (13,5%) por UMA música. Se quiser compra um disco completo gasta mais que o valor de acesso ao portal.

Que a indústria da música está em decadência é fato, mas acho cedo para matá-la.

Um comentário:

  1. Concordo. Também prefiro as músicas na internet com acesso fácil do que perdidas em CDs, pendrives, backups e outras bagunças minhas.
    E acredito que o futuro é justamente esse. Uma vez eu vi um "radinho" com WiFi que acessa rádios via streamming ou rádios personalizadas pela internet. Quando tivermos uma conexão decente, sem fio, a preço justo e sem cotas, talvez isso dê certo...

    ResponderExcluir