segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Radiohead e o quer pagar quanto

Do Subsolo2: o Radiohead disponibiliza seu novo disco de graça na Internet, ou melhor, paga quem e o quanto quer. Inegavelmente é uma das iniciativas mais interessantes do últimos tempos na tentativa de criar uma nova mentalidade de consumo da música. Mas é preciso fazer algumas observações:

1) É bem mais "fácil" para o Radiohead fazer isso - já tem nome, apoio da crítica e ampla base de fãs. Não sei se uma banda iniciante conseguiria fazer o mesmo;
2) A iniciativa não consegue impedir a "commoditização" da música: é muita oferta e cada vez com mais livre acesso. Assim, o valor agregado da música cai cada vez mais para a massa de consumidores. A "doação" como pagamento só incentiva essa tendência;
3) De início pode surtir resultado. Mas como consequência do item 2, quanto mais artistas aderirem à iniciativa, menos os consumidores estarão dispostos a pagar - olha o excesso de oferta aí de novo.

Repito que é uma bela iniciativa, principalmente vinda de uma banda importante. Mas só com o tempo saberemos quais seu impactos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário